Megaprojeto científico busca desvendar a origem da Amazônia

Cientistas do mundo se unem em programa inovador para estudar a origem e a evolução da floresta

As operações de sondagem do megaprojeto internacional de pesquisa científica sobre a origem e a evolução da biodiversidade da Amazônia e os impactos das mudanças climáticas que ocorrem desde junho em um terreno particular no município de Rodrigues Alves, no Acre, perfuraram 890 metros de profundidade em um poço.

Os pesquisadores do Projeto de Perfuração Transamazônica pretendem alcançar 2.000 metros de profundidade em rochas e sedimentos para coletar testemunhos, que são amostras cilíndricas de até 3 metros de comprimento, da era Cenozoica. O período compreende os últimos 66 milhões de anos, iniciando-se com a extinção dos dinossauros e o desenvolvimento das florestas tropicais atuais.

Matéria completa:

Instituto de Geociências